sábado, 19 de novembro de 2011

"Só Garotos"


Depois de um longo tempo em uma de minhas prateleiras de livros e dvds, me venci pelo cansaço e estou devorando "Só Garotos", livro de memórias da performer, cantora e lenda Patti Smith.
O livro fala sobre a experiência de vida dela com o fotografo Robert Mapplethorp.
Vários amigos já haviam feito a ligação entre eles dois e eu e Wila.
Ganhei o livro de um amigo, depois outro me escreveu dizendo que havia o comprado para mim, e as comparações foram chegando e chegando, nestes ultimos dias eu já havia iniciado a minha leitura, quando recebí uma mensagem via facebbok, de uma amiga de outra cidade me falando que havia lido o livro, ela me disse que aquilo era eu, nós dois (Fauller e Wila).
Foi a gota d'água (risos).

Pois então, lendo o "diacho" do livro, me divido entre o fascinio por Robert e Patti, e um certo incomodo pelas semelhanças, é como se alguém tivesse escrito sobre mim sem a minha autorização.
Por vezes chego me sentir bastante perturbado, eu e Robert temos traços de personalidade bastante parecidos, mas não quero terminar como ele. E ele sequer era grande fã do mar.
Vejam, tenho encontrado formas de sobreviver a esta leitura.

Patti, começa o livro de forma bastante irritante, sempre querendo poetizar, e poetiza mal, fala como alguns amigos coreógrafos que tenho, eles tentam ser poeticos sem ser, tornam-se "só chatos".
Logo depois quando enfim ela começa a falar sobre Robert, a narrativa ganha incrível cor, cheiro e sabor. Robert foi realmente uma força da natureza sobre a terra.
Mas Patti acaba me conquistando por seu jeito mais simples de vê a vida, e mais livre que Robert, ela realmente guarda semelhanças com Wila.

"Só Garotos" é o bálsamo que eu precisava para sobreviver a este fim de semana.






Ontem a noite ele me escreveu um email, se desculpando, falando que não sabia da materia do jornal, nem sobre o que foi dito por seu irmão "idiota", se disse "puto da vida". Por fim, disse que vem para irmos ao cinema, assistir "A Pele que Habito" de Pedro Almodovar.

Enquanto isso o tempo mais precioso da minha vida passa, deixando em mim o cheiro dos sentimentos embaralhados, que se confundem, e me confundem.

Corro de um canto a outro da casa, como um cavalo novo com fogo nas patas, correndo em direção ao mar, algo em mim cheira à espírito adolescente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário