quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Os Cactos (para não esquecermos a ditadura militar, nunca)


Hoje a noite fui ao teatro assistir "Os Cactos", espetáculo do Grupo Expressões Humanas, dirigido pela querida Herê Aquino.
O grupo completou 20 anos de existência ( e resistência) agora em 2010.
Recém chegado de uma turnê nacional pelo Palco Giratório, o grupo me encanta mais uma vez com um trabalho duro com fortes referências a época da ditadura militar no Brasil, confesso, fiquei meio paralizado ao fim do espetáculo, um texto excelente, bons atores e uma direção primorosa, como vem sendo os últimos trabalhos do grupo.
Esse ano vi outros dois trabalhos: "Ensaio Para um Silêncio" e "Encantrago", ambos trabalhos tão bons quanto "Os Cactos", e todos tão diferentes, em suas escolhas estéticas, em suas direções politícas, e seus contextos.
Cheguei ao Centro Cultural Banco do Nordeste pensando no abandono da minha cidade pela prefeitura, nossa como é triste ver Fortaleza tão abandonada nesse fim de mandato da prefeita Luizianne Lins, como ela antes tão admiravel se tornou tão desnecessária a nossa cidade. Espero que ela se vá logo, e que não volte para tentar se eleger governadora, se depender de mim, e de toda a classe artística de Fortaleza, a carreira politíca dela estar acabada.
E aí me deparo com artistas da minha cidade, falando de algo tão importante, tão violento na nossa história, falando e fazendo politíca de forma tão inteligente....são por esses motivos que ainda penso com carinho na minha cidade, é por isso que ainda penso que vale a pena sair de casa e ver que nem todo mundo é idiota nessa cidade, nesse país.
E que bom que nem todo mundo vive com uma venda nos olhos, sem saber porque se vive.


Nenhum comentário:

Postar um comentário