segunda-feira, 3 de outubro de 2011


Qualquer semelhança não é mera coincidência.
É só perguntar aos professores do Ceará.


Eu tenho revisitado várias vezes por dia essa foto desde que a vi pela primeira vez em um dos albuns de uma querida amiga coreógrafa (Micheline Torres). Ela me falou que estava andando de bike pelas ruas de Paris quando viu isto em uma calçada, parou imediatamente e fotografou.
Pois bem, quando vi a foto de imediato liguei aos imigrantes árabes e africanos que vivem naquela cidade (cidade que segundo ela, minha amiga, não deixa de ser minha também).
Tive a oportunidade, e o privilégio de viver em vários bairros de imigrantes em Paris, lá eles os dividem em 'arrondissements'.
Primeiro vivi em Jaurès (um lindo bairro com muitos imigrantes africanos), depois vivi em Belleville (alí reinam os chineses), e o ultimo foi Jourdain (acredito que alí vivem muitos árabes e africanos), morei também em Ménilmontant e na Pigalle, estes ultimos eu não sei muita coisa sobre eles, mas em todo lugar de Paris há sempre muitos imigrantes, a cidade é do mundo, e os parisienses ainda teimam em achar que é só deles, uma doce e facista ilusão!
Mas por que falo tudo isso? E por que a foto do Governador/ ditador do nosso estado do Ceará? Relacionei as duas fotos, porque ao pensar em imigrantes, ou imigração, penso em estruturas de poder, e também penso em como organizar o sensível a partir do momento em que não estamos de fato em casa / pátria. Penso também que não há cidade no mundo melhor para se pensar em todas essas coisas que Paris. E também porque não sai da minha cabeça o dia de hoje, 03 de outubro de 2011. Hoje pode ser um dia historico para todos nós cearenses, um dia em que as coisas possam fazer mais sentido. Nós, artistas, formadores de opinião, pensadores, professores da rede pública de ensino, iremos as ruas, manifestar a nossa indignação e total desaprovação a forma desrespeitosa e cheia de descaso com a educação no Ceará. 
IMIGRANTES, ARTISTAS, PROFESSORES, MENORIAS, OU NÃO! Vale parar um pouco e pensar sobre a 'ordem do sensível' junto as políticas que queremos para as nossas vidas.

Falei a minha amiga que a foto me lembrava os imigrantes, e ela me respondeu: é justo sobre isso Fauller, meu próximo trabalho é sobre imigrantes e suas histórias!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário