terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sobrevivi ao natal!


Eu que andava com medo da noite de natal, enfim sobrevivi, pensei que seria realmente dolorosa.
Mas o calor, o afeto da minha mãe, do meu irmão, da minha mulher, da minha família...
Eu tive que me dividir entre três ceias:
Primeiro fui para a casa da minha mãe, logo depois do almoço. Foi tão importante estar com ela e com o meu irmão (depois que o meu pai morreu, nós ficamos muito apegados, mesmo que eu não os veja com frequência, sempre nos falamos por telefone). Antes da ceia, a minha mãe nos lembrou que não deveríamos ficar tristes pelas pessoas da nossa família que se foram este ano. Ela mais uma vez ali (uma fortaleza, não sei como consegue ser tão sensível e tão forte ao mesmo tempo). Eu engoli o meu choro, e comi.
Uma saudade da minha tia... do meu avô. Acho que de alguma forma eles não sairam dos nossos pensamentos nesta noite. Todos nós estavamos alí para nos superar, para nos apoiar, para não deixar o outro se abater.
Logo depois fui até a casa da minha avó (ela também já se foi, mas a casa continua, para todos nós, sendo dela). Lá estavam os meus primos, os meus tios, a minha mãe preta (Maria), todos alí, um silêncio no ar, mesmo com tantos risos, parecia que rir doia em todos nós. Eles colocaram um quadro da minha tia na parede (um lindo quadro, os olhos dela brilham e a pele mostra o viço da juventude que um dia lhe pertenceu).
Alí eu me dei conta, de como eles precisam de mim, e de como eu preciso deles. Eu sinto que quando estou lá, a casa fica mais alegre, todos falam alto e ao mesmo tempo, como se todos ainda estivessem lá... Ai meu Deus!


Já era um pouquinho tarde quando eu fui embora, eu precisava ir, ainda tinha que ceiar com a minha mulher e sua família. Ao chegar lá, outro clima, as coisas mais tranquilas, pude enfim beber um pouco, comer e vir pra minha casa. Na minha cama uma única certeza: eu sobrevivi a esta terrível noite! A noite de natal sem várias pessoas que amo. E também sem ELE..
Mais uma noite de natal esperando, mais uma noite de natal sem. Desejando ter... até quando?

A vida corre dentro de mim, e eu gostaria poder fazê-la andar mais devagar.
O tempo é tão ruidoso, e eu sou tão jovem, mas sei que não serei assim por muito tempo, o mundo aos poucos vai deixando de ser meu.


Eu e Wila em nossa casa dias antes do natal.

Meu recanto

Lali e eu conversando sobre nossas vidas.

Com o meu maninho João, e nosso saudoso vô, natal de 2010

Moi et la mer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário