quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Quero corpo e cabeça já!

Hoje pela manhã recebi um comentário de um amigo (vídeomaker) em uma foto minha que dizia o seguinte:
Não é só um corpinho bonito não...  É MUITA CUCA NO LANCE!
Ele escreveu assim com o final em maiúsculo. E isso me fez pensar e até responde-lo o seguinte:
O corpo é tão importante quanto as ideias!
Corpo é ideia, e até ideal, depende de como você o encara. O melhor é quando uma coisa se relaciona com a outra.

E depois pensei tanta coisa, um simples comentário desencadeia um turbilhão de pensamentos. Lembrei de uma crítica cretina da Jussara Setenta (da Universidade  Federal da Bahia -UFBA) dizendo em um catálogo que o corpo do De-vir é um corpo sobre ideal, e não um corpo sobre ideia. Eu riu muito sempre que releio essa merda de texto, não porque me criticou mas pela fragilidade da escrita dela. Quanto mais eu leio mais identifico fragilidade.

E assim eu concluo; existe muita desinformação e distanciamento sobre o corpo, as pessoas de dança contemporânea (que comem livros e arrotam conceito) sabem na verdade é pouco sobre a própria matéria. Saem por isso cheias de preconceito com quem ousa sair dos assuntos recorrentes (às vezes parece receita de bolo). E aí quando alguém da própria dança aparece com um corpo técnico, treinado (sim treinado até o limite, e isso não é mal, afirmo) elas estranham, dizem: ah, que coisa mais virtuosa! Sei não viu, acho que a dança precisa retomar um pouco o corpo que lhe é de direito, porque só a cabecinha não tá dando conta não, tá chato pra caramba!!!

Vamos colocar o discurso no corpo gente! Sem medo, vamos sair do armário, nossa quanto medo de ser o que de fato somos.  Por que eu tive tantos anos dentro de uma escola de dança, por que tanta coisa no corpo se agora eu só posso dançar se for só com a cabeça? Corpo também é cabeça meu povo. Quero corpo e cabeça já!
Quando vejo a galera nova querendo se passar por bailarino, primeiro vejo se tem alguma coisa construída no corpo, depois vejo se respeito.

Recebi hoje pela manhã do Ariel Volkova (que é super gracinha) essa música deliciosa, ele me disse que lembrou de mim enquanto voltava da academia (risos). E é claro que ouvi-la já me fez desencadear outro turbilhão de ideias.

Corpo - cabeça - ideias - pensamento - e prática = uma coisa só.





Nenhum comentário:

Postar um comentário