domingo, 14 de fevereiro de 2010

BE DIVA

Wilemara Barros não sonhou ser "diva", Wila para os mais íntimos nasceu diva em 11 de abril de 1964 em Fortaleza - Ceará. Aos 11 anos seu primeiro professor de balé clássico a castigava dizendo que ela jamais seria uma bailarina clássica, e que ela havia nascido para ser uma "mulata Sargentele", uma daquelas mulatas lindas que sambavam com o velho mestre do samba no Rio. E é claro que para uma criança que queria ser uma princesa do balé clássico isso era a morte (ela fazia sua aula aos prantos), pobre menina. Mau ela sabia que quase 20 anos depois, seu ex-professor a veria em uma audição para bailarinos, e a chamaria no canto dizendo: você estar linda!
Ora, a essas alturas ela já era Wilemara Barros, a maior bailarina do Ceará.
Confesso, que quando eu a conheci, não entendia bem todo o bafafá em torno do seu nome, pra mim ela era apenas uma bailarina mais experiente, e de diva não tinha nada, era muito diferente de todas as "divas" que eu conhecia, quero dizer, eu só conhecia essas "divas" do cinema, de Hollywood, tudo fabricado. E além do mais estavamos flertando com ela, eu me sentia atraído pela mulher de carne e osso, e não por uma "diva".
Constato hoje, que graças a isso é que realmente podemos desenvolver uma relação de verdade na vida pessoal, e uma relação tão duradoura no campo profissional, eu consigo tocar na diva, tocar a diva.
No entanto agora consigo pensar sobre a carreira de uma mulher que começou com a técnica clássica, passou pela dança moderna, neo-clássica, até finalmente chegar a dança contemporanea, aos vídeos-dança, aos shows na noite de Fortaleza, ao cinema, sendo queridinha de cineastas e estilistas de nome, tudo isso contribuiu para a construção do seu nome.
 Honestamente, acho que Wilemara Barros é uma mulher/artista muito poderorosa (ela não busca poder como essas "porras" da política de dança do Ceará, não tenta aparecer a qualquer custo, e no entanto o seu nome está aí a mais de 30 anos presente em todos os grandes eventos da dança do estado), mas seu trunfo não é ser "poderosa", e sim aberta a novas possibilidades, Wilemara Barros pode atuar no longa-metragem de um grande cineasta, mas também pode apostar em um jovem e desconhecido coreógrafo.
Wilemara Barros uma diva que se construiu ao longo dos anos, transita entre os mundos e entre as linguagens...afinal qual a receita?
Nenhuma!!!
Divas não podem ser produzidas, nem reproduzidas, nem mesmo as de hollywood.
Ah! E só pra terminar, eu não acredito em nenhuma diva com menos de 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário