É, o que me parece é que o Brasil continua indo de mal a pior, se o assunto for arte, cultura e educação.
Um parêntese, quando o assunto é o que fazemos com tudo isso, e qual importancia tais seguimentos ocupam na vida dos brasileiros.
Segue abaixo, o retrato da minha perplexidade nessa manhã de segunda feira.
Se até Nan Goldin foi censurada pela OI FUTURO, ou seria OI PASSADO?
Eles não sabiam quem era Nan Goldin quando aprovaram a exposição dela, santo Deus!!!
Pobre de mim, o que será de mim?
Cambada de curadores desinformados, de merda, e de quinta!
É isso aí, BRASIL MOSTRA A TUA CARA!
Desde a publicação deste post, ontem, às 17hs, mais de quatro mil usuários da rede de relacionamentos Facebook o reproduziram em seus murais. A polêmica em torno do cancelamento da exposição de Nan Goldin pelo Oi Futuro está na primeira página do Segundo Caderno, no Globo de hoje.
Confira a íntegra da carta abaixo:
“Em reunião ontem, no Oi Futuro, fui comunicada pelo curador e pela direção do instituto que a exposição de Nan Goldin estava suspensa.
Em ato arbitrário, prepotente e desrespeitoso com a artista, os curadores, e sobretudo, com a obra de arte, a mostra foi CENSURADA.
A artista chegaria ao Rio dentro de 20 dias, e a exposição se inauguraria em 09 de janeiro, ou seja, faltando praticamente 1 mês.
A direção e a curadoria dessa casa simplesmente não sabiam quem era Nan Goldin e o conteudo de suas imagens, tomando conhecimento delas apenas no final de outubro, embora tenham selecionado a exposição em edital de um ano atras.
Um trabalho de quase dois anos foi jogado fora, sumariamente.
Atos como este so se inscreveram na historia durante o nazismo, o fascismo e as ditaduras.
A instituição teve apenas o desplante de me pedir que levasse a exposição para outro lugar.
Se vocês puderem e quiserem se manifestar a esse respeito, eu agradeceria, pois vou reencaminhar ao Oi Futuro a ressonância dessa arbitrariedade no meio artistico.
Um grande abraço,
Ligia Canongia”
Nan Goldin realizou sua primeira individual em Boston em 1973, apresentando um conjunto de imagens das comunidades gays e transexuais da cidade, introduzida no meio pelo amigo David Armstrong. Goldin graduou-se na School of the Museum of Fine Arts, Boston/Tufts University em 1977/1978, onde trabalhou na maioria com impressões através do processo de Cibachrome.
Goldin, residente em Nova York, realizada desde o final dos anos 70 um trabalho focado na documentação da subcultura gay nos Estados Unidos.
Fonte: http://www.supergiba.com/oi-futuro-censura-exposicao-de-nan-goldin/
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