Se a música pop tem em Madonna, uma rainha. A dança não tem uma majestade, mas vários deuses. E sem dúvida, Martha Graham é uma "deusa",uma figura tão importante para a dança do século XX, que talvez ninguém neste século possa ter tamanha grandeza.
Pina Bausch é outra deusa, e deixou um importante conjunto de obra, mas Martha além de sua obra deixou uma técnica, tão complexa e tão difícil quanto o balé clássico. Eu que tive a oportunidade de fazer aulas de sua técnica que o diga, de veras dolorosa e difícil, sobretudo para nós, homens, pois ela mexe com a pelvis, com a respiração, com os órgãos internos, e se comunica de forma muito íntima com o corpo feminino (com seus órgãos, abertura e basculação de bacia).
Também acho incrível o pensamento dessa mulher a respeito de dança, vida, bailarinos, e a forma como ela quebrou tantas estruturas estabelecidas, tornando-se figura fundamental da dança moderna.
Aqui, seguem-se algumas fotografias feitas por Madonna em 1994, como tributo a coreógrafa, ela sustentou o estúdio de Graham em seus últimos anos de vida.
Madonna tem uma sensibilidade única, por traduzir para as grandes massas, artistas e obras que a princípio estão fadados a pequenos circulos de pessoas.
Ela fez isso com o trabalho de Martha Graham (EMBORA, Graham fala por si só), Frida Kahlo (comprando quadros dela e citando-a em uma determinada época de sua carreira), também fez isso com a socialite Peggy Guggenheim (excentrica e viciada em obras de artes), passando pelo cineasta Luchino Visconti, os fotografos Guy Bourdin, Herb Hitts, o papa do pop art Andy Warhol, e tantos outros.
Cada vídeo clip de Madonna é cheio de referências cinematográficas e fotográficas, que podem passar batidas por quem só a percebe como industria de entretenimento.
Confesso que apredi muito com Martha sobre a pulsação da vida. E com Madonna sobre mecanismos de construção da imagem. E sobretudo aprendi a me interessar por coisas que normalmente não são as coisas que todo mundo anda interessado.
serei redundante, mas acho que é válido: muito expressivas as fotos!
ResponderExcluir